Nuno Borges (192.º), Gastão Elias (203.º) e João Domingues (253.º) são os jogadores lusos a ir a jogo esta semana no circuito Challenger e já têm adversários definidos para a ronda de estreia em Forli, com um traço partilhado: todos têm pela frente uma figura da casa. Francisco Cabral completa a comitiva portuguesa e atua na variante de pares, ao lado de Borges.
Quarto melhor cotado em prova, Nuno Borges vai medir forças com o transalpino Lorenzo Giustino (219.º) na partida inaugural, naquele que será o primeiro confronto entre ambos. Se o triunfo cair para o lado do maiato, a possibilidade de um duelo 100% luso torna-se mais real.
Mas, para isso, também João Domingues precisa de conhecer um desfecho positivo na estreia: o número cinco nacional entra no quadro principal com o estatuto de alternate e aproveita a oportunidade para encarar o italiano Andrea Pellegrino (214.º), a quem venceu no único embate entre ambos – no Challenger de Barcelona, em 2019.
Gastão Elias defende a condição de oitavo pré-designado e vai ter como primeira tarefa contornar o anfitrião Stefano Napolitano (453.º). Se o lourinhanense for feliz no encontro de estreia em Forli, vai poder discutir o acesso aos ‘quartos’ com aquele que vencer do embate entre Matteo Arnaldi (363.º) e Constant Lestienne (236.º).
As cores portugueses fazem-se representar no quadro de pares pela parceria entre Nuno Borges e Francisco Cabral, que voltam a unir forças – esta semana enquanto segundos cabeças de série. O par luso enfrenta na estreia os convidados Lorenzo Angelini e Aldin Sektic.