Longe dos palcos desde março de 2021, ainda não é desta que Borna Coric (88.º) vai regressar à competição: a recuperação à lesão no ombro não está a seguir o rumo desejado e o retrocesso da evolução forçou o croata a desistir do ATP 500 do Dubai, onde pretendia voltar, já na próxima semana.
No início da presente temporada, o jogador de 25 anos vincou que o regresso estava próximo de se concretizar, mas evitou a participação no Australian Open para evitar uma sobrecarga física com eventuais idas a cinco sets. Todavia, Borna Coric anunciou a desistência de todos os torneios que se seguiram, até ao momento.
Ainda sem fazer um ponto de situação da situação em que se encontra o seu ombro, Coric vai completar um ano de ausência no ATP Tour, já que o seu último encontro data de 6 de março – nos ‘quartos’ do Masters de Indian Wells – e, nas melhores das hipóteses, vai voltar, precisamente, na prestigiada prova californiana a partir de dia 7 desse mês.
À data do seu último encontro profissional, Borna Coric ocupava a 24.ª posição da hierarquia mundial, mas a longa ausência provocou uma forte queda no ranking: é neste momento o 88.º cotado, com a certeza de que estará fora do top 100 quando voltar ao circuito. Ocupa virtualmente a 125.ª posição e vai abandonar o lote dos 100 melhores pela primeira vez desde outubro de 2014.