Carlos Alcaraz (29.º) e Diego Schwartzman (14.º) foram os protagonistas de uma exigente jornada dupla vivida no ATP 500 do Rio de Janeiro e saíram por cima dos dois respetivos embates para preencherem as vagas na final. Enquanto o primeiro vai atuar pela primeira vez em finais desta categoria, o segundo procura repetir a fórmula de campeão na Cidade Maravilhosa, quatro anos depois.
Horas depois de anotar uma das maiores vitórias da carreira sobre Matteo Berrettini (6.º) Alcaraz deu a segunda dose já pela noite dentro, perante outro italiano: dominou em todos os capítulos para travar Fabio Fognini (38.º) em pouco mais de hora e meia, num embate que ficou resolvido pelos parciais de 6-2 e 7-5.
Se um nome argentino já estava garantido no derradeiro dia no Rio, foi Schwartzman a confirmar o favoritismo e travar o compatriota Francisco Cerúndolo (100.º), que viveu uma das melhores semanas da carreira que coincidiu com a entrada no top 100. ‘El Peque’ liderou por 7-6 (4) e 6-3 e apurou-se para a final ao cabo de duas horas exatas de jogo.
Carlos Alcaraz e Diego Schwartzman têm encontro marcado para a noite deste domingo e um deles sairá de terras brasileiras com o primeiro título da nova temporada. O primeiro parte em busca do segundo troféu da carreira depois de se estrear a vencer no circuito máximo em Umag (2021), ao passo que o segundo tem nas mãos a oportunidade de adicionar o quinto título, depois de Istambul (2016), Rio de Janeiro (2018), Los Cabos (2019) e Buenos Aires (2021).