O espanhol David Ferrer e a chinesa Li Na, presenças assíduas nos top10 ATP e WTA, foram esta semana distinguidos pela ‘excelência e desportivismo’ mostrados ao longo da US Open Series e ainda do US Open, recebendo o ‘Sportsmanship Award’ – depois de em 2012 os irmãos Bryan e Samantha Stosur terem vencido os prémios inaugurais. O prémio apenas pode ser entregue a atletas que participem em dois torneios da US Open Series e no próprio US Open.
Actualmente no quarto posto da hierarquia mundial masculina e derrotado por Richard Gasquet nos quartos-de-final, o jogador espanhol de trinta e um anos recebeu o troféu das mãos de Todd Martin, Presidente do Comité de Selecção do Prémio e ex-finalista do major norte-americano.
“O David [Ferrer] é um jogador implacável dentro de campo e respeita muito o jogo e os seus adversários. Ele é um exemplo perfeito do que o prémio representa e merece esta distinção”, afirmou Dave Haggerty, Presidente da USTA.
Quanto à tenista chinesa de trinta e um anos, que figura no sexto lugar do ranking individual feminino, recebeu o prémio por Jon Vegosen, antigo presidente da USTA, que deixou ainda algumas palavras sobre a campeã de Roland Garros em 2011: “Como uma das jogadoras com mais sucesso e por quem se tem mais respeito no circuito, Li representa uma verdadeira campeã. Não podíamos estar mais contentes por lhe entregar este prémio.”
Ambos os jogadores receberam um pequeno troféu e ainda um cheque de 5.000 dólares norte-americanos, que deverá ser doado a uma instituição à sua escolha.
