Pedro Martinez (72.º) encerrou de forma invicta a semana no ATP 250 de Santiago e viveu um dia inédito na carreira na capital chilena. O espanhol, que defendia o estatuto de quarto pré-designado, prevaleceu numa dura batalha final com o argentino Sebastian Baez (78.º e sétimo cabeça de série) e somou o primeiro título no circuito principal graças a uma reviravolta fechada por 4-6, 6-4 e 6-4, ao fim de quase três horas de contenda.
Perdido o primeiro parcial, o jogador do país vizinho procedeu à “cambalhota” no marcador e encontrou forças suficientes para inverter o rumo aos acontecimentos. Evitou a derrota no segundo set depois de até ter sofrido uma quebra, virou o cenário e na derradeira fase da partida levou a melhor para festejar ao terceiro match point.
Aos 24 anos, o castelhano conquista a primeira glória ao mais alto nível depois de na temporada passada ter sido barrado na final de Kitzbuhel e é o quarto estreante de 2022 na lista dos campeões masculinos, depois dos títulos de Thanasi Kokkinakis, Alexander Bublik, Felix Auger-Aliassime.
E a estreia de Martinez não se restringe apenas no capítulo de títulos conquistados. A atualização do ranking desta segunda-feira eleva-o a um patamar nunca antes alcançado: é o novo 50.º classificado da hierarquia mundial. Quanto a Baez, que participou na primeira final do circuito principal, também alcança um novo máximo – a 62.ª posição ATP.