Tim Van Rijthoven vestiu a pele de protagonista do dia em ‘s-Hertogenbosch ao levar até ao fim uma semana épica que culminou com o troféu de campeão, mas momentos antes a festa também se fez na variante feminina: Ekaterina Alexandrova (30.ª) quebrou um jejum de quase dois anos e encontrou a ocasião perfeita para voltar a brilhar, com a conquista do segundo título no WTA Tour.
Longe de ser apontada como favorita à derradeira batalha da semana sobre a relva neerlandesa, Alexandrova resistiu a uns primeiros momentos mais atribulados diante de Aryna Sabalenka (6.ª) para se evidenciar com preponderância. A russa venceu o parcial de abertura pela margem mínima para logo de seguida melhorar o cenário e ao cabo de 78 minutos celebrar pelos dispares 7-5 e 6-0.
Encerrada uma semana imaculada no WTA 250 de ‘s-Hertogenbosch com o título de campeã adicionado à bagagem, Ekaterina Alexandrova aumenta para duas as conquistas ao mais alto nível – em 2020 conquistou Shenzhen – e vai ascender três posições na tabela mundial, rumo ao 27.º posto. Já Aryna Sabalenka, que viu barrada a hipótese de se estrear a vencer em 2022, sobe ao quinto lugar hierárquico.