O regresso de Dominic Thiem (339.º) à competição após uma ausência de quase um ano motivada por lesão foi longe de ser positivo, mas esta terça-feira o austríaco pôs termo a uma maré de seis derrotas consecutivas no circuito principal e levou a cabo uma exigente reviravolta para ultrapassar o primeiro teste no ATP 250 de Bastad.
Sem somar qualquer vitória no ATP Tour desde maio de 2021 e com apenas um triunfo somado no circuito secundário desde que regressou em março passado, o antigo número três mundial recuperou de um primeiro parcial perdido diante de Emil Ruusuvuori (43.º) para ao fim de mais de duas horas e meia – e depois de ter dado a volta a um break contra no terceiro set – anotar o resultado de 3-6, 6-1 e 7-6 (5).
Dominic Thiem volta a conhecer o sabor vitorioso ao fim de um interregno de 14 meses negros e vê o acesso carimbado à segunda eliminatória do torneio sueco. O jogador de 28 anos, que atua com ranking protegido em busca de regressar à elite, não tem uma tarefa nada acessível na próxima jornada: tem duelo marcado com o antigo top 10 Roberto Bautista Agut (20.º), com quem regista uma estatística negativa (uma vitória contra quarto do espanhol).