O alinhamento do derradeiro confronto da semana no ATP 250 de Bastad ficou este sábado desvendado e o solo sueco está a ser propício às cores argentinas. Nem Sebastian Baez (34.º) nem Francisco Cerúndolo (39.º) eram apontados como favoritos nos duelos das meias-finais, mas tanto um como o outro acabou por se evidenciar para medirem encontro entre si e assegurarem a atribuição do título a um jogador de Las Pampas.
Campeão em título do Millennium Estoril Open, Sebastian Baez vai voltar a fazer parte de uma nova final – a terceira da carreira – no circuito máximo, depois de trilhar um encontro de sentido único diante do segundo favorito do torneio, Andrey Rublev (8.º), que ficou resolvido por 6-2 e 6-4 ao fim de apenas 76 minutos de disputa.
Também horas antes Francisco Cerúndolo não teve razões para tremer e o rumo da partida foi idêntico ao do compatriota. Perante o espanhol Pablo Carreño-Busta (18.º), o natural de Buenos Aires pouco vacilou e levou até ao fim uma exibição irrepreensível que se concluiu ao cabo de 77 minutos, pelos inequívocos parciais de 6-3 e 6-2.
Sebastian Baez e Francisco Cerúndolo vão opor-se este domingo pela terceira ocasião na carreira e o confronto entre ambos sorri ao mais cotado dos jogadores, que se destacou nos dois anteriores duelos no ATP Challenger Tour. Enquanto o primeiro conta no palmarés com a semana perfeita em Portugal que sucedeu à final perdida em Santiago, o segundo ambiciona ainda o título de estreia no circuito principal, após sair como vice-campeão na capital argentina, em 2021.