Angelique Kerber foi esta madrugada eliminada na quarta ronda do Australian Open 2013, com Ekaterina Makarova a protagonizar, para já, a maior da surpresa da jornada, que contou também com vitórias em duas partidas da chinesa Li Na e da russa Maria Sharapova, que continua a arrasar todas as suas adversárias.
À meia noite em Portugal Continental a Rod Laver Arena e o público australiano presente nas bancadas apoiavam a entrada de Angelique Kerber e Ekaterina Makarova, respectivamente quinta e décima nona cabeças de série, em campo. O que se seguiria não estaria, certamente, nas cabeças da maior parte dos espectadores, que viram a russa surpreender e confirmar a passagem aos quartos-de-final do torneio pelo segundo ano consecutivo. Fazendo usufruto do seu jogo ofensivo e consistente e dos erros cruciais cometidos pela alemã em momentos delicados, Makarova venceu as duas partidas por 7-5 6-4.
Depois de no ano passado ter derrotado Serena Williams na quarta eliminatória, Makarova surpreendeu desta feita a quinta cabeça de série Angelique Kerber para avançar para os quartos-de-final, onde terá pela frente a sua compatriota Maria Sharapova.
Se Makarova continua a aproveitar as temperaturas elevadas de Melbourne para, mais uma vez, atingir a segunda semana de um torneio do Grand Slam, Maria Sharapova ainda não deu qualquer oportunidade às suas adversárias e, esta noite, voltou a somar um triunfo esclarecedor. Kirsten Flipkens, da Bélgica, foi a ‘vítima’, e acabou derrotada por 1-6 0-6. A grande diferença do encontro acabou por ser a percentagem de aproveitamento de pontos de quebra (Flipkens perdeu os três de que dispôs, enquanto Sharapova venceu 75%, ou seja, 6 de 8) e nos winners apontados, com a belga a conseguir apenas quatro, menos vinte e um que a sua adversária.
Para os quartos-de-final seguiu também a chinesa Li Na, que depois de ter salvo um set point no tiebreak do primeiro set arrancou para uma vitória tranquila no segundo parcial sobre a alemã Julia Goerges, décima oitava pré-designada, que ainda assim defende os pontos do ano passado. Na próxima eliminatória, a chinesa, sexta cabeça de série – que venceu todos os cinco break points de que dispôs, enquanto Goerges apenas aproveitou dois dos cinco que jogou -, medirá forças com a vencedora do encontro entre a sérvia Ana Ivanovic e a polaca Agnieszka Radwanska, o primeiro encontro da sessão noturna de hoje.
