Stefanos Tsitsipas (5.º) desempenhava desde o arranque da semana o estatuto de principal favorito à conquista do título do ATP 250 de Estocolmo e ficou este sábado mais perto do regresso às conquistas. O grego está a um passo de distância de somar o terceiro título da temporada e vai medir forças na derradeira batalha da semana com o norueguês Holger Rune (27.º), que prevaleceu na outra meia-final disputada na capital sueca.
É certo que o ateniense também não havia perdido sets nos dois desafios anteriores, mas foi no teste desta tarde que protagonizou a exibição mais convincente do percurso. Numa partida de sentido único, Tsitsipas ligou o modo de turbo para ditar o fim da campanha do finlandês Emil Ruusuvuori (52.º) e forçá-lo a adiar o sonho de se estrear em finais ATP, ao rubricar a vitória por 6-2 e 6-2 ao fim de uns curtos 75 minutos.
Mas já antes do triunfo do jogador helénico havia sido ocupada a primeira vaga da final em Estocolmo: Alex de Minaur (23.º) não esteve muito longe da vitória, mas foi incapaz de pontuar nos momentos-chave. Rune aproveitou as oportunidades para entrar nas contas pelo encontro e foi apenas ao cabo de quase três horas que deu por concluída uma suada reviravolta, constituída por 4-6, 7-6 (1) e 7-5.
A partida de atribuição do título em solo sueco traduz-se no segundo duelo oficial entre Stefanos Tsitsipas e Holger Rune, depois de em maio passado o menos credenciado dos jogadores ter surpreendido numa contenda de quatro sets a caminho de uns inéditos quartos de final em Roland-Garros. Agora Tsitsipas persegue a desforra para poder juntar uma nova conquista às conseguidas já este ano em Maiorca e em Monte Carlo e alcançar o número redondo de dez títulos ATP. Já Rune, tem nas mãos a chance de celebrar a segunda conquista da carreira após vencer em Munique no mês de maio.