Ultrapassados os problemas físicos na perna que o impediram de atacar o título do Australian Open – e consequentemente perder o estatuto de líder do ranking -, Carlos Alcaraz (2.º) regressou esta quinta-feira à competição e foi com o pé direito que abriu a nova temporada. A jovem estrela espanhola foi posta à prova por Laslo Djere (57.º), mas os disputados parciais de 6-2, 4-6 e 6-2 abriram-lhe o caminho para os quartos de final do ATP 250 de Buenos Aires.
Duas quebras de serviço conseguidas foram suficientes para Alcaraz cimentar o fosso diante do oponente sérvio, mas a batalha estava longe de se ver resolvida. Djere foi quem se evidenciou após um segundo set pautado pelas oportunidades falhadas de ambas as partes e com um único break conseguiu restabelecer a igualdade. Todavia, o espanhol regressou ao ataque e sem disposição para enfrentar novos contratempos eliminou as dúvidas com uma reta final de sentido único.
Carlos Alcaraz soma o primeiro triunfo de 2023 e o regresso à competição ao fim de três meses eleva-o ao lote dos quarto-finalistas do torneio que se disputa na capital argentina, onde compete pela primeira vez na carreira. E o seu próximo obstáculo na terra batida sul-americana já tem nome: Dusan Lajovic (90.º), outro jogador do país dos Balcãs que o jovem de Múrcia eliminou na segunda ronda da edição de 2022 do Australian Open.