Foram esta segunda-feira divulgadas as listas dos nomeados para os prestigiados prémios Laureus e o ténis volta a representar-se na máxima força. Rafael Nadal, uma das figuras com presença mais assídua nos últimos anos, é um dos finalistas e também Carlos Alcaraz, Iga Swiatek e Elena Rybakina podem ser galardoados dentro das sete categorias que compõem na gala que distingue os melhores desportistas a nível mundial.
Eleito melhor desportista individual tanto em 2011 como em 2021, Nadal pode suceder ao piloto Max Verstappen. O maiorquino – que na temporada passada alcançou a glória no Australian Open e em Roland-Garros – partilha as ambições de voltar a ser distinguido com outros dos principais vultos do desporto, além do já mencionado automobilista neerlandês: Lionel Messi, Kylian Mbappé, Mondo Duplantis e Stephen Curry.
No que toca à variante feminina dessa mesma distinção, é Iga Swiatek quem se encarrega de representar a modalidade. A polaca discute o estatuto de melhor desportista da temporada passada com Alexia Putellas, Katie Ledecky, Mikaela Shiffrin, Shelly-Ann Fraser-Pryce e Sydney McLaughlin-Levrone.
Na categoria de maior revelação do ano, cuja premiada na edição passada foi Emma Raducanu, o ténis é a modalidade com maiores chances de ser a galardoada: Carlos Alcaraz e Elena Rybakina – campeões do US Open e de Wimbledon, respetivamente – competem com Nathan Chen, Scottie Scheffler, Tobi Amusan e a equipa de futebol masculino de Marrocos.
Ainda no ramo do desporto adaptado, Diede de Groot assegura a representação da modalidade. A neerlandesa, que viveu uma temporada verdadeiramente perfeita com a conquista de sete títulos do Grand Slam (sagrou-se campeã das quatro provas em singulares, enquanto nos pares Wimbledon foi a exceção), persegue o prémio com Cameron Leslie, Catherine Debrunner, Declan Farmer, Jesper Pedersen e Oksana Masters.