A cerca de três semanas do começo da edição de 2012 de Roland Garros, o segundo de quatro Grand Slams disputados anualmente, analisamos as principais candidatas ao título da edição feminina, onde Li Na levou a melhor em 2011 ao derrotar na final a italiana Francesca Schiavone, campeã no ano anterior.
Serena Williams e Maria Sharapova, duas ex-número um mundiais e detentoras de títulos do Grand Slam, apresentam-se como duas das mais fortes favoritas à vitória no torneio francês, mas a bielorrussa Victoria Azarenka (actual líder do ranking e vencedora da última edição do Australian Open) promete tentar intrometer-se na luta.
A chinesa Li Na, campeã em título, não quererá certamente perder os dois mil pontos conquistados no ano passado e procurará chegar o mais longe possível, tal como a australiana Samantha Stosur (finalista em 2010 e vencedora da última edição do US Open) e a italiana Francesca Schiavone (campeã em Paris em 2010 e finalista no ano seguinte).
E se até agora só foram referidas jogadoras que já triunfaram em torneios Major (faltando ainda destacar Petra Kvitova, que apesar de obter melhores resultados em piso rápido não deixa de ser uma potencial candidata), Agnieszka Radwanska é uma das jogadoras sem qualquer título do Grand Slam que poderá surpreender em Paris, à semelhança da ex-número um mundial Caroline Wozniacki.
A alemã Angelique Kerber e a sérvia Ana Ivanovic (número um mundial dois dias depois de vencer Roland Garros, em 2008) também têm vindo a elevar o seu nível de jogo nos últimos tempos e podem chegar longe no torneio francês.
