Foi há um ano que Casper Ruud (4.º) juntou ao currículo a primeira final da carreira em torneios do Grand Slam e esta terça-feira voltou ao palco onde ficou à beira da glória. O norueguês de 24 anos não enfrentou grandes perigos no teste de abertura da quinzena no Stade Roland-Garros e precisou de pouco mais de duas horas para confirmar o estatuto de quarto cabeça de série.
Tendo pela frente o qualifier Elias Ymer (155.º), o natural de Oslo teve do início ao fim a tarefa bem controlada e, ainda que tivesse vindo a sofrer um break no segundo set e dois no terceiro, não sentiu as aspirações ameaçadas para de forma célere rubricar o êxito em 6-4, 6-3 e 6-2.
Casper Ruud ultrapassa pelo quinto ano consecutivo a primeira eliminatória do Major francês e o próximo desafio da missão de defender os pontos somados com a final alcançada em 2022 vai confrontá-lo àquele que se superiorizar do duelo entre Alexander Bublik (51.º) e Giulio Zeppieri (129.º).
Ainda nas declarações prestadas no Court Suzanne Lenglen logo após a vitória, Ruud recordou a primeira aparição nesse segundo maior estádio do complexo, em 2019, quando perdeu com Roger Federer: “A primeira vez que joguei aqui foi contra o Roger há alguns anos. Todos nós sentimos a sua fala no circuito, tem sido triste para nós. Espero que esteja a aproveitar da melhor maneira onde quer que ele esteja.”