WTA Championships – Istambul, Turquia
Depois de, na passada semana, a bielorussa Victoria Azarenka e a checa Petra Kvitova – campeã da última edição de Wimbledon – terem garantido o apuramento para o WTA Championships (também conhecido como o Masters de final de ano que reúne as oito melhores jogadoras da época), esta foi a semana de Li Na (campeã em título de Roland Garros), Vera Zvonareva e Samantha Stosur – que triunfou, em Setembro, no piso rápido de Flushing Meadows – ocuparem três das quatro vagas restantes.
O torneio fica assim com a presença garantida de três das quatro vencedoras de torneios do Grand Slam desta temporada, faltando então Kim Clijsters – que falhou grande parte da temporada por lesão e já tem o afastamento da prova garantido.
Na luta pela oitava vaga estão ainda a polaca Agnieszka Radwanska – hoje campeã em Pequim e vencedora do torneio de Tóquio da semana passada -, a alemã Andrea Petkovic – finalista de Pequim – e a francesa Marion Bartoli.
Para a tenista polaca, que conta com 4940 pontos e disputará o torneio de Moscovo, será suficiente ultrapassar as duas primeiras rondas para garantir o último lugar no Masters, enquanto que Andrea Petkovic e Marion Bartoli têm de vencer os dois torneios onde vão participar (Linz/Luxemburgo e Osaka/Moscovo, respectivamente).
ATP World Tour Finals – Londres, Inglaterra
A pouco mais de um mês do início do ATP World Tour Finals, a lista de vagas ocupadas continua igual há da semana passada: Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roger Federer e Andy Murray são os únicos atletas com um lugar garantido na prova.
Com quatro vagas por preencher, o espanhol David Ferrer (que têm uma vantagem relativamente confortável sobre os restantes jogadores que lutam por um lugar no prestigiado torneio de final de época) e o checo Tomas Berdych (que hoje triunfou no torneio de Pequim) estão cada vez mais perto do apuramento, e muito graças à vitória do checo sobre Tsonga, que é assim ultrapassado e está cada vez mais longe do torneio londrino, apesar de ainda não estar fora da corrida. O norte-americano Mardy Fish, o espanhol Nicolas Almagro e o sueco Robin Soderling são os restantes jogadores que lutam pelos quatro lugares ainda disponíveis.
Há, portanto, quatro vagas por preencher, e até ao torneio londrino ainda se disputam:
- 2 Masters 1000: Xangai e Paris;
- 2 ATP 500: Valência e Basileia (que coincidem no calendário);
- 4 ATP 250: Estocolmo e Moscovo (em simultâneo), seguidos de Viena e São Petersburgo.
