ESTORIL — Um ano depois de ter furado a fase de qualificação do Millennium Estoril Open, Henrique Rocha (197.º) voltou esta quarta-feira a competir no ATP Tour, mas foi com uma derrota na estreia que adiou a tentativa de somar o primeiro triunfo em quadros principais. A viver o melhor momento da carreira, o maiato ainda atrapalhou o guião de Gael Monfils e só cedeu por 7-5 e 7-5, depois de até ter desperdiçado dois set points.
Numa abordagem à partida, o atleta do Centro de Alto Rendimento do Jamor fez um balanço positivo da exibição, ainda que tenha apontado debilidades inerentes à inexperiência a competir neste patamar: “Acho que fiz um bom jogo, mas o Gael soube jogar melhor nos momentos decisivos. O meu serviço hoje não esteve no melhor nível, acho que foi o que acabou por fazer maior diferença. Ele soube jogar com isso e foi melhor. Acho que me faltou experiência ao longo de todo o encontro e isso fez diferença.”
Cumprido um sonho de infância depois de partilhar o court com um dos mais carismáticos jogadores do circuito, Henrique Rocha volta a colocar os pés na terra e já aponta em direção ao futuro: “Nas próximas semanas, vou voltar a jogar Challengers. Jogo daqui a duas semanas em Oeiras, e é aí que terei de ter o meu foco, é onde está o meu nível neste momento. Vou ter de ganhar consistência e tentar ganhar mais alguns torneios. Já ganhei um, tenho a certeza que sou capaz de mais. Está ainda tudo um bocado verde, mas tenho de ganhar aquela experiência que ele hoje demonstrou.”