OEIRAS – O número sete nacional Tiago Pereira (413.º do ranking ATP) ficou muito perto de roubar um parcial a Dusan Lajovic (97.º), ainda dispôs de um set point, mas foi o sérvio de 34 anos a avançar para a segunda ronda do Oeiras Open 125 após triunfo por 6-2 e 7-6(0) em 83 minutos.
Num duelo agendado para a véspera, adiado devido à chuva e ao atrasar da jornada de terça-feira, entretanto restruturado para o Court 14 do Complexo de Ténis do Jamor, o antigo 23.º da hierarquia masculina (vencedor de dois títulos ATP e finalista do Masters 1000 de Monte Carlo em 2019) não deu chances num primeiro parcial irrepreensível resolvido sem enfrentar um break point.
Só que a partir de então o algarvio de 20 anos, a encarar um tenista da elite dos 100 melhores pela primeira vez na carreira, adaptou-se melhor às condições difíceis e ao ténis talentoso e traiçoeiro (slices e aberturas de ângulo) do opositor e chegou a liderar por 4-2 e a dispor de um set point a 6-5, bem anulado pelo sexto favorito ao título do Jamor.
Não concretizado o ponto para igualar a contenda, Dusan Lajovic conquistou os sete pontos do desempate sem tirar o pé do acelerador e agendou confronto na segunda eliminatória contra o francês Ugo Blanchet, finalista deste torneio há um ano.
Tiago Pereira fica ainda em competição na variante de pares ao lado de Gastão Elias e caso a chuva permita ainda vai regressar ao court esta quarta-feira.