OEIRAS — Um dia depois de herdar o estatuto de melhor classificada em prova, Katie Volynets (80.ª WTA) assinou uma declaração de intenções a caminho das meias-finais do Oeiras Open 125, onde procura igualar a maior conquista da carreira.
Segunda cabeça de série na terra batida do Jamor, a norte-americana de 23 anos não perdeu tempo e “despachou” Victoria Jimenez Kasintseva (128.ª) por 6-2 e 6-1 num embate de pouco de mais de uma hora em que aproveitou o desgaste da andorrenha — obrigada a uma exigente jornada dupla na véspera.
Depois de vencer uma ronda no WTA 500 de Charleston, em terra batida verde, Volynets já soma três vitórias na terra batida portuguesa — a tradicional — e está de volta às meias-finais de um torneio 10 meses depois. Na anterior, a californiana só parou quando meteu as mãos no troféu de campeã do WTA 125 de Makarska, na Croácia, título que até aos dias de hoje se mantém como o mais importante da carreira e que pode igualar esta semana.
Para dar continuidade a essa missão terá de passar por Simona Waltert (161.ª). Presença recorrente nos torneios ITF organizados em Portugal, a suíça chegou a estar à porta do top 100 mundial em 2023 (foi 107.ª classificada) e esta sexta-feira passou por Nina Stojanovic (187.ª) em duas partidas, com os parciais de 6-4e 7-6(5).
Na metade oposta do quadro há outra norte-americana de olhos postos na final, esta bem mais experiente. Varvara Lepchenko tem 38 anos e ocupa a 120.ª posição da hierarquia, mas chegou a ser 19.ª em 2012 (dois anos mais tarde perdeu a única final que disputou no circuito principal, em Seul) e tal como a compatriota mais jovem também tem na categoria WTA 125 o título maior do palmarés — foi em 2021, na terra batida verde de Charleston.
Nascida no Uzbequistão e criada nos Estados Unidos da América, a mais velha das participantes no quadro principal de singulares venceu Elena Pridankina (186.ª) num duelo de gerações — a russa tem apenas 19 anos — graças aos parciais de 6-3, 4-6 e 6-2 para agendar encontro com a húngara Dalma Galfi (149.ª e ex-79.ª), responsável pela eliminação da compatriota Panna Udvardy (137.ª) ao triunfar por 7-6(8) e 6-1.