Estão definidas as duas finalistas do WTA 500 de Estugarda. Este domingo, Aryna Sabalenka, líder do ranking mundial, garantiu o acesso à final e marcou encontro com a letã Jelena Ostapenko (24.ª WTA).
Depois de ter voltado a prevalecer perante Iga Swiatek (2.ª), Ostapenko deu seguimento ao bom momento e bateu a russa Ekaterina Alexandrova (22.ª) por 6-4 e 6-4. O triunfo permitiu à campeã da edição de 2017 de Roland-Garros assumir a liderança do confronto direto, agora com seis vitórias contra cinco de Alexandrova.
A meia-final entre as duas tenistas foi a primeira que Estugarda presenciou entre duas atletas fora do top 20 mundial desde 2017. Ostapenko vai agora procurar a conquista do quinto WTA 500 da carreira.
Do outro lado da rede vai estar a tenista que ocupa a liderança da hierarquia mundial: Aryna Sabalenka. A bielorrussa entrou a vencer nos quartos-de-final e prolongou a série, este domingo, ao derrotar Jasmine Paolini (6.ª) por 7-5 e 6-4. Foi a 13.ª meia-final jogada por Sabalenka em terra batida desde 2017 e será a nona final da bielorrussa no pó de tijolo. Recorde-se que a número um mundial venceu o WTA 1000 de Madrid por duas vezes, em 2021 e 2023.
A final do WTA 500 de Estugarda será a 18.ª de singulares para Jelena Ostapenko, que procura equilibrar o score (ganhou oito e perdeu nove). Aryna Sabalenka, que esta época já venceu em Brisbane e Miami e foi finalista no Australian Open e em Indian Wells, vai jogar uma final WTA pela 36.ª vez e procurar o 20.º título. O confronto direto é favorável à bielorrussa: 3-0, incluindo uma vitória nos quartos-de-final de Roma, em 2024.