OEIRAS — Matilde Jorge estancou a série de derrotas lusas em solo nacional que se prolongava desde a semana passada e inscreveu pela primeira vez o nome na segunda ronda do quadro principal de singulares do Oeiras CETO Open, onde ainda esta quarta-feira se juntará a ela mais uma compatriota.
A número dois nacional (295.ª WTA) deu a volta à espanhola Angela Fita Boluda (232.ª) para vencer pelos parciais de 4-6, 6-1 e 6-4 ao cabo de mais de duas horas.
O duelo ibérico começou de forma favorável à tenista de Guimarães, que abriu com uma vantagem de 4-1 e pareceu encaminhada para a conquista da primeira partida. Só que a espanhola encarrilou com cinco jogos consecutivos, obrigando a jogadora da casa a uma recuperação.
Apesar de ter sentido algumas dificuldades na pancada de serviço, evidenciadas por 11 duplas faltas, Jorge até foi ficando mais confortável no golpe de saída (foi quebrada na primeira vez em que serviu no segundo set, mas depois já não cedeu mais nenhum jogo) e conseguiu construir a recuperação que voltou a colocá-la no caminho das vitórias a título individual — tinha perdido os últimos dois encontros na República Dominicana e também no Jamor, apesar de pelo meio ter desempenhado um papel fundamental na subida da seleção nacional na Billie Jean King Cup.
A vitória desta quarta-feira permitiu a Matilde Jorge celebrar pela primeira vez no quadro principal de singulares do torneio do CETO, em que participa graças a um wild card.
Depois das sete derrotas lusas no qualifying, o triunfo da número dois nacional inverteu a tendência e marcou encontro com a cabeça de cartaz, Greet Minnen (90.ª e ex-59.ª). A belga, única top 100 do elenco, entrou na prova com uma vitória sobre 7-5 e 6-0 sobre a wild card húngara Luca Udvardy (563.ª), jovem de 19 anos com ligação ao CETO.