Menos de 24 horas depois de ter sido a estrela principal do encontro mais longo da história do Millennium Estoril Open, Nuno Borges (41.º) teve uma exibição mais inconstante, marcada também pela fatura física que o encontro da véspera terá passado, e despediu-se da corrida pelo título. Embora ainda tenha tido energia para forçar o terceiro parcial, perdeu frente ao ex-finalista Miomir Kecmanovic (47.º) por 6-0, 6-7(5) e 6-4.
Depois de um primeiro parcial desastroso e onde nunca conseguiu entrar no jogo, Nuno Borges ainda chegou a estar com um break de atraso também na segunda partida, mas elevou o nível quando mais era preciso, quebrou o saque de Kecmanovic quando este servia para fechar o encontro e eliminou dois match points antes de prevalecer no tiebreak.
Um Estádio Millennium muito bem composto vibrou a cada ponto do maiato e acreditou na reviravolta. Porém, à medida que o encontro foi desenrolando, as dificuldades físicas do português tornaram-se evidentes em alguns momentos. Aqui e ali, Borges foi alongando os músculos para tentar manter-se na discussão e conseguiu ser bem sucedido nesse aspeto.
Embora tenha recuperado de um break na terceira partida, o número um nacional foi novamente quebrado de imediato, num jogo de serviço onde cometeu uma dupla falta e falhou dois volleys junto à rede. Voltou ainda a incomodar Kecmanovic logo a seguir, eliminou um terceiro match point com uma direita a meio do court, mas cedeu no quarto match point com uma direita bloqueada na rede.
Nuno Borges volta a adiar o sonho de fazer parte das meias-finais do maior torneio do país — um ano depois da despedida polémica frente a Cristian Garin, também nos quartos de final — e extingue-se a representação portuguesa nos singulares. Francisco Cabral é o último nome da casa de pé e apurou-se esta sexta-feira para as semifinais de pares.
Para o maiato de 28 anos, a viagem que se segue será feita em conjunto com Jaime Faria: enquanto o primeiro tem acesso direto ao quadro principal do Masters 1000 de Roma, já na próxima semana, o segundo vai iniciar o percurso na fase de qualificação.