OEIRAS — Pedro Araújo e João Graça bateram-se de igual por igual com dois especialistas de pares, mas acabaram derrotados nos detalhes e deixaram o Oeiras Open 5 sem representantes portugueses na variante.
Isentos da eliminatória inaugural na sequência da desistência de Gastão Elias e João Domingues, o lisboeta e o algarvio só cederam por 6-7(3), 6-3 e 11-9 para o alemão Andreas Mies (92.º depois de já ter sido número oito mundial) e o espanhol David Vega Hernandez (134.º e ex-28.º).
Lado a lado num torneio Challenger pela segunda vez, Araújo e Graça deram muito trabalho a dois adversários habituados a outros palcos — Mies venceu Roland-Garros em 2019 e 2020 com o compatriota Kevin Krawietz, dois dos sete títulos ao mais alto nível, e Vega Hernandez conta com cinco troféus no circuito maior.
No entanto, a experiência do alemão e do espanhol veio ao de cima nos momentos críticos e apesar do equilíbrio se ter mantido ao longo de todo o match tie-break acabaram por levar a melhor no tira-teimas para seguirem para as meias-finais.
Desta forma, o Oeiras Open 5 ficou sem portugueses nos pares e a representação lusa ficou, inclusive, exclusivamente a cargo de Gastão Elias, que ainda esta quarta-feira atua nos quartos de final de singulares.