OEIRAS — Mitchell Krueger (151.º ATP) e Hady Habib (159.º) juntaram-se a Cristian Garín e Roman Burruchaga nas meias-finais do Oeiras Open 5. Apesar de ser o 20.º torneio organizado no Jamor desde que a Federação Portuguesa de Ténis devolveu o Estádio Nacional ao calendário do circuito Challenger, os finalistas serão inéditos no que diz respeito a este palco.
À procura da estreia no top 100 mundial, o norte-americano de 31 anos já tinha estado em destaque ao surpreender o cabeça de cartaz Thiago Monteiro (106.º) na ronda inaugural e esta quinta-feira manteve o nível para superar, com categoria, o chinês Yibing Wu (448.º por causa de várias lesões, mas 54.º há dois anos e o primeiro chinês da história a vencer um título ATP) por 6-4 e 6-4.
Mais rápido foi o triunfo do libanês, finalista de um ITF M25 na Quinta do Lago há um ano — venceu Henrique Rocha e teve um match point contra Jaime Faria, que nessa série de torneios acabou por fazer história ao arrecadar quatro títulos em quatro semanas. Tal como frente a Nicolas Moreno de Alboran e Eero Vasa, não cedeu sets e desta vez só precisou de 74 minutos para “despachar” o argentino Thiago Agustin Tirante (133.º) por 6-1 e 6-3 no encontro mais rápido e desequilibrado do dia, resolvido em 74 minutos ao conseguir anular, nos últimos dois jogos de serviço, os seis (únicos) pontos de break que enfrentou.
O encontro de sexta-feira, marcado para as 13 horas, será o primeiro entre Krueger e Habib. Apesar de ser o mais experiente e titulado (cinco troféus em oito decisões), o norte-americano já não luta por um título desde maio de 2024, enquanto o libanês perdeu há poucas semanas a final de Ostrava, quatro meses após ter feito história ao tornar-se no primeiro libanês a conquistar um título desta importância graças a uma campanha perfeita em Temuco, no Chile, a fechar 2024.
Se Habib já jogou uma final ITF em Portugal, do outro lado do quadro está um jogador que conta com uma final Challenger no nosso país. Garín foi finalista do Del Monte Lisboa Belém Open em 2018, mas mesmo sendo um verdadeiro terráqueo — foi nesta superfície que conquistou os 18 títulos da carreira — nunca tinha atuado no Jamor, onde cruzará caminhos com um jogador que há um ano também chegou às meias-finais.