OEIRAS — Depois dos ensaios no Estoril e em Praga, Oeiras foi o local da primeira festa conjunta de Andreas Mies e David Vega Hernandez, este sábado consagrados campeões de pares do quinto e último torneio Challenger organizado esta época no histórico Estádio Nacional do Jamor.
Em crescendo ao longo da semana, o alemão e o espanhol confirmaram o estatuto de quartos cabeças de série — na véspera ganharam aos primeiros — ao eliminarem o brasileiro Marcelo Demoliner e o austríaco David Pichler pelos parciais de 6-4 e 6-4.
Mies e Vega Hernandez já tinham unido esforços por uma vez durante a temporada de 2023, mas foi em 2025 que apostaram de forma regular na parceria e, ao terceiro torneio, acabaram a celebrar lado a lado.
O alemão de 34 anos (atual 92.º ATP) chegou a ser número oito do ranking mundial da especialidade e celebrou a conquista do 36.º título de pares de um currículo em que se destacam os dois ganhos, de forma consecutiva, com o compatriota Kevin Krawietz em Roland-Garros (2019 e 2020). Entre todos esses, o Oeiras Open 5 trata-se do 21.º no ATP Challenger Tour, primeiro em mais de seis anos.
O espanhol (134.º) é quatro anos mais novo, também procura o regresso à mó de cima (foi 28.º em fevereiro de 2023) e celebrou pela 44.ª vez no circuito mundial, 15.ª no circuito secundário e segunda já este ano, depois de ter aberto a contagem ao lado do indiano Anirudh Chandrasekar.