Um ano após a estreia como profissional em torneios do Grand Slam, o português Henrique Rocha (201.º ATP) celebrou pela primeira vez em Roland-Garros e apurou-se para a segunda ronda do qualifying ao superar o francês Robin Bertrand (294.º) com os parciais de 7-6(5) e 6-2.
À procura de um lugar no quadro principal, onde estão confirmados os compatriotas Nuno Borges e Jaime Faria, o número três nacional celebrou ao cabo de 1h53 num embate para o qual foi decisiva a recuperação no tie-break, em que esteve a perder por 4-0.
Antes, Rocha liderou por 5-3 e criou dois set points com o serviço, mas não foi capaz de aproveitar a vantagem e viu Bertrand restabelecer a igualdade. Com mais armas, o portuense de 21 anos voltou a subir o nível na reta final para dar o primeiro golpe no marcador e no segundo aproveitou quatro erros de direita do francês para fazer o break decisivo ao sexto jogo.
Esta foi a quarta vitória da carreira para Henrique Rocha em torneios do Grand Slam. O jovem do Porto estreou-se em Roland-Garros há exatamente um ano, celebrou pela primeira vez a este nível ao vencer o duelo luso com Jaime Faria na primeira ronda do qualifying de Wimbledon e, depois de uma passagem em branco pelo US Open, atingiu, já este ano, a terceira e última ronda da fase de qualificação do Australian Open.
Para igualar esse resultado, mas agora em Paris, terá de passar pelo chileno Tomas Barrios Vera, número 110 mundial e 13.º cabeça de série do qualifying.