Henrique Rocha renasce das cinzas rumo à terceira ronda de Roland-Garros com campanha inédita

PARISHenrique Rocha voltou a fazer história em Paris e tornou-se no primeiro homem português a celebrar por cinco vezes no mesmo torneio do Grand Slam para inscrever o nome na terceira ronda do quadro principal de Roland-Garros. Subirá pelo menos 50 lugares no ranking para entrar pela primeira vez no top 150.

Esta quinta-feira, o jovem de 21 anos (200.º ATP) recuperou o que parecia perdido e venceu o checo Jakub Mensik (dois anos mais novo 19.º graças ao título no Masters 1000 de Miami) com os parciais de 2-6, 1-6, 6-4, 6-3 e 6-3.

Até esta semana, nunca um tenista português tinha recuperado de uma desvantagem de dois sets para vencer num torneio do Grand Slam. Nuno Borges fê-lo na primeira ronda, Henrique Rocha replicou o feito na segunda.

O poder de fogo de Mensik revelou-se mortífero para Rocha durante as duas partidas inaugurais, apesar de na primeira o resultado esconder a resistência oferecida. Mais fresco e mais confortável, o jogador de Prostejov aproveitou um jogo de serviço menos conseguido do português — que até tinha regressado bem no balneário para o começo do terceiro set — e chegou a liderar por dois sets e um break, mas com um lugar na terceira ronda à vista tudo mudou.

O checo acusou o momento, baixou o nível e aumentou o número de erros. Do outro lado, o português transformou o cansaço numa abordagem mais agressiva e colheu rapidamente os frutos da coragem, assinando break atrás de break para construir a recuperação no marcador à medida que conquistou o público num Court 7 cada vez mais esgotado, próprio das ocasiões em que um quinto set se aproxima.

Se até há dois dias nunca tinha jogado um encontro de cinco sets, esta quinta-feira Henrique Rocha venceu pela segunda vez consecutiva uma “maratona”. E desta vez fez o que Nuno Borges também conseguiu na primeira ronda, mas que até ao início da semana nunca tinha sido feito por um português: recuperar de dois sets de desvantagem em torneios do Grand Slam.

E o próximo adversário de Henrique Rocha, o cazaque Alexander Bublik (62.º um ano após ter sido 17.º) chegou a esta fase da mesma forma, com uma recuperação (2-6, 2-6, 6-4, 6-3 e 6-2) frente ao nono cabeça de série, Alex de Minaur. Será no sábado, em horário por definir.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.