Depois do título no ITF de 50 mil dólares de Montemor-o-Novo, Matilde Jorge (264.ª WTA) continua num grande momento de forma e garantiu, esta sexta-feira, o acesso aos quartos-de-final do “seu” Dotmoovs Guimarães Ladies Open 2025, torneio também ele da categoria de 50 mil dólares. A número dois nacional, sexta pré-designada na Cidade Berço, bateu a australiana Gabriella da Silva Fick (409.ª) por 6-2 e 6-4.
A jogar em casa e com a possibilidade de destronar a irmã, Francisca Jorge (238.ª), do estatuto de número um nacional, Matilde entrou ao ataque e não perdeu tempo para se adiantar no marcador. Embora tenha deixado escapar três break points no jogo inaugural, a atleta lusa voltou à carga logo a seguir e consumou um break madrugador que lhe permitiu controlar as operações desde cedo.
Uma segunda quebra de serviço numa fase mais adiantada do parcial permitiu à tenista de 21 anos fechar uma primeira partida onde não enfrentou qualquer ponto de break. No segundo parcial, a história foi mais ou menos semelhante: Matilde teve break point no primeiro jogo, não converteu, e chegou à quebra de serviço logo a seguir, no terceiro jogo.
Desta feita, Gabriella da Silva Fick ainda teve uma resposta para dar. A australiana teve os únicos quatro break points da partida no sexto jogo do parcial e foi ao quarto que conseguiu confirmar o break para deixar tudo novamente empatado. Matilde Jorge, contudo, respondeu pouco depois e fez um segundo break para se colocar na posição de servir para a vitória, algo que fez com mestria para selar o triunfo em 1h23.
Ainda com possibilidades matemáticas de ultrapassar a irmã mais velha, Matilde Jorge segue para os quartos-de-final, a serem jogados ainda esta sexta-feira. A vimaranense vai defrontar a finlandesa Anastasia Kulikova (393.ª).