A número um nacional Francisca Jorge (238.ª WTA) continua à procura de manter esse estatuto numa semana em que pode ser ultrapassada pela irmã Matilde (264.ª). A defender o título no Dotmoovs Guimarães Ladies Open 2025, a tenista de 25 anos garantiu, esta sexta-feira, o acesso aos quartos-de-final da prova. Francisca venceu a japonesa Mana Kawamura (744.ª) por 6-3 e 6-1 e continua a resistir à pressão colocada pela irmã mais nova.
A vimaranense teve um arranque oscilante, mas positivo. Enfrentou break points nos dois primeiros jogos de serviço, mas em ambos sobreviveu e, pelo meio, conseguiu um break para se colocar a vencer por 3-0.
Depois de várias ameaças, Kawamura conseguiu também um break e a possibilidade de voltar a empatar o duelo, mas o contra break conseguido de imediato por Francisca Jorge permitiu que esta mantivesse o controlo do desafio.
Kika ainda salvou um break point quando serviu para a vitória no primeiro parcial e, a partir daí, teve o encontro totalmente na mão. Kawamura venceu o primeiro jogo da segunda partida, mas não voltou ao marcador. Com uma exibição em crescendo, Francisca Jorge arrancou para um segundo set muito bem conseguido e venceu seis jogos em sequência — ainda salvou três break points quando serviu a 2-1 — para fechar a vitória em 1h27.
Terceira cabeça de série em Guimarães, Francisca Jorge ainda volta ao court esta sexta-feira para discutir o acesso às meias-finais. A próxima adversária da número um portuguesa é mais uma tenista proveniente do Japão, no caso Hiromi Abe (367.ª).