De manhã uma vitória, à tarde outra. Tal como a irmã mais nova, Francisca Jorge também superou uma jornada dupla “em casa” e inscreveu o nome nas meias-finais do ITF W50 de Guimarães, onde defende o maior título da carreira (conquistado há um ano, quando o torneio era da categoria ITF W75).
Algumas horas depois de superar Mana Kawamura (744.ª) por 6-3 e 6-1, a número um nacional levou a melhor contra outra tenista japonesa, Hiromi Abe (367.ª), com parciais semelhantes — desta vez 6-1 e 6-3.
A mais velha das irmãs vimaranenses regressou a Guimarães ainda como número um nacional, mas porque tem a defender os 75 pontos conquistados há um ano (perderá sempre 25 devido à diferença de nível) surge atrás de Matilde Jorge na classificação virtual.
Campeã em Montemor-o-Novo na semana passada, a mais nova também resistiu a uma jornada dupla para chegar às meias-finais e basta celebrar mais uma vitória na cidade berço para assegurar a ultrapassagem na próxima atualização do ranking, independentemente do que acontecesse numa eventual final entre ambas.
No sábado, Francisca Jorge vai discutir a passagem à final com Clervie Ngounoue (242.ª),dos EUA e segunda pré-designada.