Matilde Jorge (250.ª) não se conseguiu aproximar dos quartos de final atingidos há um ano no Seixal Ladies Open e foi esta quarta-feira eliminada na ronda de estreia do torneio português. Maria Garcia e Madalena Matias foram as outras jogadoras da casa a ir a jogo nesta jornada e conheceram o mesmo desfecho.
A número dois lusa até conseguiu responder a um primeiro parcial conquistado pela australiana Elena Micic (369.ª) e forçou o transporte da discussão para o terceiro set adicional, mas aí a forasteira voltou a demonstrar um maior domínio nos momentos-chave para celebrar por 6-4, 3-6 e 6-4, ao cabo de uma contenda de duas horas e meia.
Horas antes, Maria Garcia não teve grandes chances para agitar o estatuto de quarta cabeça de série da checa Gabriela Knutson (217.ª) e foi eliminada ao fim de apenas 66 minutos, pelos claros 6-1 e 6-1.
Também a compatriota Madalena Matias ficou longe de surpreender a terceira favorita ao título Manon Leonard (210.ª) e ao cabo de 52 minutos despediu-se da prova de Corroios ao perder por 6-2 e 6-0.
Francisca Jorge passa a ser a única resistente portuguesa no quadro de singulares depois de ter assinado na jornada passada o apuramento para a segunda eliminatória, onde vai defrontar Harmony Tan (311.º) ou En Shuo Liang (292.ª).