As duas duplas mais cotadas levaram para casa os títulos de pares femininos e pares femininos do Portugal Beach Tennis Open, o primeiro “Grand Slam” do ténis de praia alguma vez organizado no nosso país. Na Praia de Matosinhos, Marta Magalhães destacou-se na competição de pares mistos ao atingir a final.
Com um total de 100.000 dólares em prémios, o mega-torneio que a Federação Portuguesa de Ténis organizou ao longo dos últimos dias — em simultâneo com outras provas internacionais de menor estatuto, um torneio de juniores e um evento nacional — sorriu às italianas Giullia Gasparri/Ninny Valentini e ao francês Nicolas Gianotti e ao italiano Mattia Spoto.
Domingo foi dia de jornada dupla na Praia de Matosinhos e a festa das transalpinas fez-se com um triunfo por 6-4 e 6-4 sobre a venezuelana Patti Diaz e a brasileira Raffa Miller, vitória que se traduziu no 70.º título de carreira para Gasparri em provas internacionais e no 42.º de Valentini.
Depois, a dupla franco-italiana também confirmou o estatuto de primeira cabeça de série para fazer a festa, assinada com os parciais de 6-3 e 6-4 frente aos brasileiros Giovanni Cariani e Daniel Mola.
No quadro feminino participaram 11 jogadoras lusas. Rita Gomes/Carlota Loureiro, Victoria Ribeiro (com a letã Aleksandra Kovalova) e Maria Tavares (ao lado da brasileira Beatriz Valério) conseguiram ultrapassar a ronda inaugural,feito replicado por Martim Andrade Sousa (com o brasileiro Daniel Canellas) no quadro masculino, onde atuaram sete jogadores “da casa”.
O maior destaque português chegou na competição de pares mistos, que terminou com a consagração de Marta Magalhães como vice-campeã ao lado do parceiro e namorado francês Matthieu Guegano. A dupla luso-gaulesa cedeu por 4-2 e 4-2 para a italiana Flaminia Daina e o brasileiro Fabricio Neis, principais candidatos ao título.