Matilde Jorge apadrinha regresso de provas WTA ao Porto com vitória na primeira ronda

Pedro Loureiro/Eupago Porto Open

PORTO – Matilde Jorge (257.ª da tabela WTA) é a primeira portuguesa a vencer no WTA 125 Eupago Porto Open depois de bater a francesa Carole Monnet (197.ª) por 6-3 e 6-4.

O triunfo da número dois nacional marca, assim, o primeiro sucesso luso do regresso de competições WTA à cidade do Porto 23 anos depois de em 2002 se ter realizado o segundo e derradeiro torneio, na altura uma prova do circuito principal feminino.

A vitória deu-se ao cabo de 1h59 e podia ter sido mais simples, já que Matilde Jorge apenas converteu cinco de 14 break points – no segundo parcial, com break à maior, a portuguesa de 21 anos não concretizou um jogo com oito chances criadas para praticamente sentenciar o encontro e depois disso preciso de anular três oportunidades, nos últimos dois jogos, para evitar a recuperação da campeã do Del Monte Lisboa Belém Open de 2022 e finalista de outros três torneios nacionais, o último o Figueira da Foz Ladies Open de 2023.

Matilde Jorge precisou de contornar alguns problemas no segundo serviço (nove duplas faltas) e, apesar de ceder o serviço logo no jogo inaugural, mostrou a superioridade do início ao fim de um duelo no qual Monnet pareceu não estar no pleno das capacidades físicas. Talvez por isso a gaulesa subiu umas boas dezenas de vezes à rede e a mais nova das irmãs Jorge teve de muitas vezes contra-atacar para anular a ênfase atacante da adversária.

Apurada para a segunda eliminatória, a vimaranense vai agora encontrar a chinesa Xinyu Gao, quinta cabeça de série fruto do posto 164 do ranking. A tenista asiática superou a francesa Tessah Andrianjafitrimo (194.ª), finalista desta prova há um ano (como ITF W75), com os parciais de 6-1 e 6-2 após quebrar o serviço em seis dos sete jogos de resposta.

Matilde Jorge – a lutar pelo apuramento inédito para um Grand Slam na penúltima semana pontuável para o US Open (o êxito faz com que esteja, virtualmente, a subir 13 posições, a cerca de 20/25 lugares da meta) – foi a segunda de seis portuguesas a ir a jogo no quadro principal do WTA 125 do Porto. Antes, a portuense Lena Couto (1400.ª), a competir no maior evento da carreira, não resistiu à russa Alina Charaeva (176.ª) e perdeu contra a oitava pré-designada por 6-1 e 6-0 em 55 minutos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.