Exatamente dois meses depois de ter atuado pela última vez a nível Challenger, Gastão Elias (328.º ATP) voltou a ser feliz a este nível e seguiu os passos do compatriota Tiago Pereira até à segunda ronda em Pozoblanco, na região espanhola de Córdoba.
Na manhã desta terça-feira, já com as temperaturas para lá dos 30 graus, o tenista português de 34 anos resistiu a um braço de ferro de três partidas com o espanhol Nikolas Sanchez Izquierdo (307.º) para vencer por 6-4, 4-6 e 6-3.
O jogador da Lourinhã não celebrava a nível Challenger desde o dia 14 de maio, quando selou a passagem aos quartos de final no Jamor. Depois, sofreu uma lesão na coxa esquerda que o afastou durante um mês e meio até que há duas semanas regressou na Figueira da Foz, onde desistiu antes das meias-finais daquele ITF M25 para gerir a carga física.
Apurado para a segunda ronda em Pozoblanco, onde na noite de segunda-feira também avançou Tiago Pereira, o ex-top 60 mundial ficará à espera do desfecho do embate entre o britânico Oliver Crawford (234.º), oitavo cabeça de série, e o wild card espanhol Miguel Cejudo, sem classificação profissional.