PORTO — Tereza Valentova já sabia o que era sorrir no Porto e esta terça-feira voltou a celebrar no Complexo Desportivo do Monte Aventino ao eliminar Francisca Jorge para chegar à segunda ronda do Eupago Porto Open — o WTA 125 que assinala o regresso de provas sobre a égide do circuito mundial feminino à invicta 23 anos depois.
Campeã de um ITF W75 neste mesmo local — mas em condições indoor — no final de janeiro, a jovem checa de 18 anos (entretanto já na 129.ª posição da hierarquia mundial) confirmou o favoritismo e derrotou a número um portuguesa (240.ª WTA) por 6-1 e 6-3.
O primeiro encontro entre ambas foi dominado por Valentova, que desde a passagem anterior pela invicta até já conquistou um título desta categoria (em Itália no mês passado) e esta terça-feira deixou bem patentes as armas que a ajudaram a “cortar ao meio” a classificação com que iniciou a época. A pressão aplicada pela terceira cabeça de série foi tal que só ao penúltimo jogo, com o resultado a 6-1 e 5-2, é que Francisca Jorge segurou pela primeira vez um jogo de serviço.
Com a derrota desta terça-feira, a vimaranense de 25 anos deixou para a próxima semana a possibilidade de assegurar um lugar no qualifying do US Open. O ITF W100 da Figueira da Foz será a derradeira oportunidade de marcar a viagem para Nova Iorque.
Quanto ao Eupago Porto Open, ainda terá em ação esta terça-feira a jovem Angelina Voloshchuk, sexta e última portuguesa a ir a jogo no quadro principal de singulares e que tenta juntar-se a Matilde Jorge na segunda ronda. A tenista de 18 anos defronta a britânica Heather Watson, atual 141.ª e ex-top 40.