PORTO – A tentar aceder pela segunda vez na carreira aos quartos de final de um WTA 125, Matilde Jorge (257.ª WTA) não resistiu à chinesa Xinyu Gao (164.ª), quarta cabeça de série do Eupago Porto Open, e cedeu com os parciais de 6-1, 0-6 e 6-3.
A derrota também adia o objetivo de disputar pela primeira vez uma prova do Grand Slam e a meta para entrar em lugares de apuramento para o qualifying do US Open tem no Figueira da Foz Ladies Open da próxima semana a última chance disponível.
Para o desfecho frente à número oito da China foi muito importante a entrada em falso nos respetivos sets perdidos. No primeiro, a segunda melhor portuguesa da atualidade – deverá ascender cerca de 13 posições na próxima segunda-feira – começou a perder por 4-0; no derradeiro, depois de três jogos muito disputados e com break points para os dois lados, Gao adiantou-se para 3-0, ainda que Jorge tenha encurtado duas vezes o marcador dilatado.
Xinyu Gao adora ritmo e os erros não forçados em excesso, bem como a cedência de sete jogos de serviço e de 56% dos pontos com o golpe de saída, comprometeram as aspirações da vimaranense de 21 anos em avançar no quadro de singulares. Nos pares, tem estreia agendada na prova ao lado da irmã Francisca Jorge ainda na jornada desta quarta-feira.