PORTO — Já eliminadas nos singulares, as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge começaram a defesa do estatuto de primeiras cabeças de série da variante de pares no Eupago Porto Open com uma vitória que as apurou para os quartos de final do novo WTA 125 da cidade invicta.
No final de tarde desta quarta-feira, as duas melhores portuguesas da atualidade (101.ª e 104.ª classificadas no ranking mundial da especialidade) levaram a melhor sobre a indiana Ankita Raina (186.ª) e a tailandesa Lanlana Tararudee (635.ª) com os parciais de 6-2 e 7-5.
Francisca Jorge e Matilde Jorge são bicampeãs do WTA 125 de Oeiras e no Porto procuram o terceiro título em três participações conjuntas a este nível. A mais velha já foi 97.ª, enquanto a mais nova ainda persegue a estreia no top 100 e alcançará esse objetivo com mais uma vitória na cidade invicta.
As próximas adversárias das irmãs vimaranenses serão a russa Alina Charaeva e a checa Gabriela Knutson, que no início desta quarta-feira travaram a portuguesa Teresa Franco Dias e a japonesa Rinko Matsuda ao vencerem por 6-0 e 6-4.
Ana Filipa Santos e Angelina Voloshchuk formaram a outra dupla lusa do torneio e chegaram a liderar por 6-4 e 3-2, mas consentiram a reviravolta (4-6, 6-4 e 10-0) a Mana Ayukawa e Briana Szabo.