PORTO — Angelina Voloshchuk foi eliminada nos quartos de final de singulares do WTA 125 do Porto e deu por terminada a melhor campanha da carreira, que resultará numa subida de quase 200 lugares na próxima atualização do ranking. Ao antepenúltimo dia, o maior torneio da cidade invicta e do Norte do país ficou sem representantes nacionais.
Esta sexta-feira, a número três nacional e 836 WTA perdeu por 7-5 e 6-2 com a tailandesa Lanlana Tararudee (187.ª), mas chegou a liderar por 4-2 no parcial inaugural.
O Eupago Porto Open foi apenas o segundo torneio da categoria WTA 125 em que Voloshchuk participou. No anterior, a jovem de 18 anos foi eliminada à primeira no Jamor. Três meses depois, celebrou as duas melhores vitórias da carreira no Complexo Desportivo do Monte Aventino, onde igualou o melhor resultado do ténis português em provas com a chancela WTA — as colegas de seleção Francisca Jorge e Matilde Jorge jogaram os quartos de final da primeira edição do Oeiras Ladies Open, há pouco mais de um ano.
Com a campanha desta semana, Angelina Voloshchuk assegurou uma subida de cerca de 180 degraus na atualização de segunda-feira, que a levará a ocupar um lugar entre as 660 primeiras — muito próxima do 649.º a que chegou há exatamente um ano.
Segue-se o ITF W100 da Figueira da Foz já na próxima semana. Até lá, o Eupago Porto Open coroará as primeiras campeãs deste regresso de provas sob a égide WTA à cidade invicta pela primeira vez desde 2002, já sem portuguesas na luta pelos títulos.
Tararudee, que também foi semifinalista há um ano quando a prova pertencia à categoria ITF W75, terá como próxima adversária a vencedora do embate entre Mai Hontama (202.ª) e a ex-top 50 Anna-Lena Friedsam (atual 221.ª), que fecha a jornada.