PORTO – Seis meses depois de ter vencido o ITF W75 do Porto, Tereza Valentova (129.ª WTA) chega à final do WTA 125 Eupago Porto Open, prova igualmente jogada no Complexo Desportivo do Monte Aventino, e desta vez sem ceder qualquer parcial em nenhum dos quatro triunfos.
Após perder somente 10 jogos nos três primeiros encontros, a checa de 18 anos, terceira cabeça de série, viveu o duelo mais difícil da semana e precisou de puxar dos galões no primeiro set para se impor por 7-6(0) e 6-1 contra a qualifier japonesa Himeno Sakatsume (280.ª).
Sakatsume tinha vindo a impressionar na invicta – bateu pelo caminho jogadoras do gabarito de Alina Korneeva e Vitalia Diatchenko – e criou problemas à grande favorita a arrecadar o torneio como nenhuma tinha feito. Rápida, com uma capacidade de devolver bolas fora do vulgar e extremamente intensa a apanhar a bola cedo e absorver a potência do outro lado da rede, a nipónica de 23 anos liderou por 4-1 no primeiro parcial e um break madrugador no segundo e levou a antiga número quatro mundial de sub-18 a cometer imensos erros não forçados, até então nada característicos na prova.
Só que no primeiro grande teste da competição, Valentova elevou o nível no tie-break, já depois de ter desperdiçado a chance de fechar o parcial no próprio serviço, e reagiu da melhor forma ao percalço inicial seguinte para terminar com seis jogos consecutivos e já bem próxima da melhor versão das rondas anteriores: dominadora, potente e poderosa do fundo do court com doses de criatividade incluídas.
Apurada para a quinta final do ano e 12.ª da carreira profissional, a campeã de Roland-Garros júnior em 2024 (finalista do US Open meses antes) está agora a aguardar o desfecho do embate entre a tailandesa Lanlana Tararudee e a alemã, ex-top 50 WTA, Anna-Lena Friedsam para saber quem a pode separar de um quarto troféu da temporada e nono do palmarés. Será também a segunda final a nível WTA 125 após ter levantado o título de Grado, na terra batida italiana, no mês passado.