FIGUEIRA DA FOZ — A terceira edição consecutiva do Figueira da Foz Ladies Open como ITF W100 começa este domingo no Tennis Club da Figueira da Foz, onde a Federação Portuguesa de Ténis volta a organizar uma das provas mais importantes do ano. Com seis portuguesas já confirmadas no quadro principal de singulares, outras sete procuram, através da fase de qualificação, aumentar a comitiva “da casa”.
Lena Couto (1400.ª WTA), Matilde do Canto Parreira (1407.ª), Sofia Pinto, Sana Garakani, Catarina Moreira, Carla Tomai e Francisca Nunes formam a vasta comitiva que entra em ação este domingo, a partir das 10 horas.
Sem encontros nacionais na ronda inaugural, todas terão pela frente cabeças de série: Couto vai medir forças com Alina Korneeva, que depois de mais de um lado a lidar com várias lesões desceu ao 275.º posto, mas chegou a ser 128.ª colocada.
Atualmente com 18 anos, a russa foi a primeira campeã deste torneio como ITF W100 e um ano depois também triunfou numa prova da mesma dimensão nas Caldas da Rainha, sendo um dos nomes mais sonantes do qualifying.
Parreira terá pela frente a norueguesa Malene Helgo (435.ª), que chegou a ser acompanhada por Maria João Koehler; Pinto iniciará a competição frente à japonesa Eri Shimizu (380.ª); Garakani contra a ex-top 100 Maria Timofeeva, atual 250.ª com um título WTA no currículo, conquistado em Budapeste há dois anos; Moreira discutirá o acesso à ronda final com a australiana Elena Micic (364.ª); e Tomai terá pela frente a chinesa Han Shi (270.ª), top 200 há quatro meses.
A representação portuguesa fica completa com a figueirense Francisca Nunes, estreante em provas internacionais, que a jogar em casa terá como adversária inaugural a russa Ekaterina Ovcharenko (488.ª).
No quadro principal estão já Francisca Jorge (240.ª), Matilde Jorge (257.ª) — ambas com entrada direta à última hora — e as wild cards Angelina Voloshchuk (836.ª), recém-chegada de uma campanha notável no WTA 125 do Porto, onde só parou nos quartos de final, Teresa Franco Dias (1385.ª), Amália Suciu (1397.ª) e Ana Filipa Santos, atualmente sem ranking.