Está encontrado o sucessor de Nuno Borges como campeão do ATP 250 de Bastad, na Suécia. O italiano Luciano Darderi (55.º ATP) somou, este domingo, a terceira conquista da carreira no circuito ATP, ao bater o neerlandês Jesper de Jong (106.º) por 6-4, 3-6 e 6-3.
Embora tenha arrancado com o pé esquerdo ao enfrentar uma desvantagem de 0-3 nos instantes iniciais do primeiro set, Darderi mostrou-se resiliente para dar a volta a situação. Cinco jogos consecutivos alteraram o paradigma da primeira partida e foi o transalpino o primeiro a cerrar o punho e a colocar-se mais perto do troféu.
A reação de Jesper de Jong surgiu posteriormente e com uma boa dose de eficácia à mistura. O neerlandês soube sofrer nos momentos mais difíceis e anulou três break points ao longo do set antes de converter o único de que dispôs para forçar uma terceira partida. Adiou, porém, o inevitável.
Com mais winners — o dobro — e menos erros diretos do que o adversário na última partida, Darderi marcou a diferença. O italiano terminou o desafio com 31 winners contra 30 de Jesper de Jong, sendo que assinou 14 deles no terceiro parcial.
Depois de ter conquistado títulos em Córdoba (2024) e Marraquexe (2025), ambos em terra batida, Luciano Darderi continua invicto em finais no circuito ATP. O terceiro título da carreira é também o segundo da temporada e vai catapultar o tenista de 23 anos para o 46.º lugar do ranking mundial na próxima segunda-feira, ainda abaixo do 32.º posto que permanece como registo máximo. Novo recorde pessoal vai ter, porém, Jesper de Jong, que vai subir ao 83.º lugar e superar o 87.º que já havia ocupado.