20 dias depois da vitória na Figueira da Foz, Gastão Elias (318.º ATP) venceu novamente Tiago Silva (1521.º), neste caso na primeira ronda do ITF M25 Eupago Porto Open e com os parciais de 6-3 e 6-4.
Campeão do torneio em 2020 – é o único ex-vencedor na competição atual -, Elias aparece na prova como quarto cabeça de série e um dos grandes favoritos a arrecadar o título. Favoritismo que aumenta se olharmos para o currículo, já que falamos de um antigo do top 60 ATP e de um tenista com 17 troféus no palmarés, 10 dos quais no ATP Challenger Tour. Este ano arrecadou o título de Vila Real de Santo António.
Tiago Silva, que no meio dos dois torneios atingiu os primeiros quartos de final da carreira em Castelo Branco, vendeu bem mais cara a derrota ao mais cotado e experiente compatriota face ao duelo no Oeste do país. Não só amealhou mais dois jogos como, neste encontro, dispôs do mesmo número de break points do que Elias (seis). Só que o luso de 34 anos foi sempre o primeiro a adiantar-se nos respetivos sets e concretizou mais duas oportunidades para quebrar o serviço.
Na segunda eliminatória, Gastão Elias vai desafiar o espanhol Ignasi Forcano (1230.º), numa ronda onde estão também os portugueses Tiago Torres, Diogo Marques, Vasco Prata e estará o vencedor do frente a frente entre Tomás Pinho e Hugo Maia.