Laura Pigossi entra a todo o gás na Figueira da Foz e marca duelo com Francisca Jorge

Beatriz Ruivo/FPT

FIGUEIRA DA FOZ – A brasileira Laura Pigossi venceu facilmente En Shuo Liang, do Taiwan e 291.ª da tabela WTA, por duplo 6-1 e agendou confronto com a número um nacional Francisca Jorge na segunda ronda do Figueira da Foz Ladies Open, num duelo fulcral para as contas da vimaranense em relação ao próximo US Open.

Pigossi está atualmente no posto 206 da hierarquia feminina, mas chegou a ocupar o último lugar do top 100 em 2022, ano em que alcançou a final do WTA 250 de Bogotá e cerca de um ano depois da medalha de bronze conquistada em pares femininos nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A paulista de 30 anos ostenta 11 troféus no palmarés, um deles um WTA 125 em Buenos Aires, há dois anos.

O mano a mano do embate lusófono marca uma vitória para cada lado. A portuguesa venceu o mais recente, na segunda ronda do WTA 125 de Colina, no Chile, no final da época passada; Pigossi triunfou no único encontro anterior em hard courts, mas já em 2021 num ITF W25 de Salinas, no Equador. Os dois confrontos foram resolvidos em parciais diretos.

E se a brasileira já integrou o top 100 e está na segunda eliminatória, a cazaque Zarina Diyas já foi mesmo 31.ª da hierarquia. Agora 269.ª, a tenista de 31 anos tem um título no circuito principal em duas finais, chegou duas vezes à segunda semana de Wimbledon e na Figueira da Foz não teve quaisquer dificuldades para ultrapassar a letã Diana Marcinkevica (694.ª) por 6-1 e 6-0 em apenas 42 minutos. Diyas será a próxima adversária da francesa Tessah Andrianjafitrimo, campeã deste torneio em 2021.

Sofia Costoulas (194.ª) e Maria Martinez Vaquero (831.ª) também avançaram para os oitavos de final. A belga Costoulas, quinta cabeça de série de 20 anos e antiga número dois mundial de sub-18 (finalista do Australian Open em 2022), sobressaiu no derradeiro compromisso do dia diante de Justina Mikulskyte (Lituânia, 199.ª), vinda de uma final ITF W75, com os parciais de 6-1 e 6-4; a espanhola Martinez Vaquero atropelou a francesa Tiantsoa Sarah Rakotomanga Rajaonah (186.ª e terceira pré-designada) por 6-0 e 6-3, tendo liderado o segundo set por 5-1.

Costoulas vai agora medir forças com a búlgara Isabella Shinikova, Martinez Vaquero com Gabriela Knutson.

Toda a segunda ronda vai ter lugar esta quinta-feira, numa jornada com início às 11 horas no Tennis Club da Figueira da Foz.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.