FIGUEIRA DA FOZ — Francisca Jorge ficou a uma vitória de assegurar a presença no qualifying do US Open. Eliminada nos quartos de final do ITF W100 da Figueira da Foz, a melhor tenista portuguesa vai recuperar alguns lugares no ranking, mas ficará dependente de terceiras para saber se faz a viagem até Nova Iorque.
Depois de duas batalhas em três sets, a vimaranense de 25 anos não foi capaz de discutir o embate com Zarina Diyas (269.ª) e perdeu com a ex-número 31 mundial por 6-3 e 6-1 após 71 minutos.
Na hora de lutar pela presença nas meias-finais houve pouca oposição à cazaque. Jorge colocou apenas 48% dos primeiros serviços, venceu igual percentagem de pontos com o golpe de saída e na resposta não chegou a criar qualquer oportunidade de break. A passividade aumentou na segunda partida, que terminou com apenas 10 pontos ganhos.
Eliminada nos quartos de final, Francisca Jorge (que começou a semana na 239.ª posição do ranking) subirá, no máximo, sete degraus na atualização de segunda-feira, mas ainda pode ser ultrapassada por quatro “rivais” na corrida a Nova Iorque, inclusive a adversária que a bateu esta sexta-feira.