FIGUEIRA DA FOZ — Francisca Jorge e Matilde Jorge perderam uma final pela primeira vez em 2025 e terminaram o Figueira da Foz Ladies Open como vice-campeãs, um desfecho que não impedirá a chegada da mais nova ao top 100 do ranking mundial de pares onde já estava a mais velha.
Na 41.ª final lado a lado, as irmãs nascidas em Guimarães cederam pelos parciais de 6-4, 3-6 e 10-6 frente a Aneta Laboutkova e Justina Mikulskyte.
O assalto ao 24.º título conjunto esbarrou na estreia perfeita da checa e da lituana, que impediram um final feliz para uma semana frustrante: em singulares, Francisca Jorge ficou à porta do US Open e dependente de terceiros, enquanto Matilde Jorge adiou para a próxima temporada a estreia em torneios do Grand Slam.
No que diz respeito aos pares, com a passagem à final já se sabia que Matilde Jorge seguiria pela primeira vez os passos da irmã mais velha — que em outubro se tornou na primeira portuguesa da história a fazê-lo — rumo ao top 100 mundial da variante.
Com a derrota deste sábado, tornou-se certo que as duas estarão “de mãos dadas” nessa elite já na segunda-feira: Francisca Jorge manterá o 99.º lugar, a dois da melhor classificação da carreira, imediatamente seguida pela estreante no 100.º posto.