Diogo Marques (930.º ATP) venceu pela primeira vez em torneios do circuito Challenger e apurou-se para a ronda de acesso ao quadro principal do Eupago Porto Open, que fecha um ciclo de três semanas no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
O setubalense de 25 anos foi o primeiro jogador “da casa” a entrar em ação este domingo e resistiu ao chinês Rigele Te (551.º) para vencer pelos parciais de 7-5, 4-6 e 6-4 e assim somar uma das melhores vitórias da carreira.
Esta é a sétima participação de Diogo Marques no ATP Challenger Tour e a primeira em que regista uma vitória em singulares. Desta forma, o jovem português apurou-se para a última ronda do qualifying, marcando encontro com Moez Echargui (315.º).
O embate de segunda-feira será uma reedição do que lhe escapou por muito pouco há quatro meses, em Loulé, onde desperdiçou um match point antes de perder em três tempos — e em três courts — com o tunisino.
A vitória de Diogo Marques foi assinada enquanto Gastão Elias e Lucas Poullain disputaram os primeiros dois sets da final do ITF M25 organizado pela Associação de Ténis do Porto no mesmo local. O jogador da Lourinhã procura o segundo título da temporada naquele que é o prato forte da jornada, mas este domingo ainda irão a jogo outros seis representantes lusos já no torneio Challenger.