OEIRAS — A primeira parte da festa que é o Campeonato do Mundo de Veteranos terminou esta sexta-feira com a consagração das quatro equipas que conquistaram medalhas de ouro no Complexo de Ténis do Jamor, neste caso de quatro países diferentes: Espanha em W50, França em M50, Alemanha em W55 e EUA em M55.
No escalão de +50, a Espanha conquistou o título feminino ao vencer a França (2-1) no par decisivo. Noelia Perez-Penate abriu a finalcom uma vitória por 6-2 e 7-5 sobre Cecile Lucas, mas Caroline Dhenin restabeleceu a igualdade ao resistir a Paula Cabezas com os parciais de 0-6, 6-2 e 6-3. Com tudo empatado, as quatro protagonistas dos singulares regressaram à ação nos pares e foi mais forte a dupla espanhola, acabando a celebrar por 6-2 e 6-2.
O título masculino sorriu aos gauleses e logo nos embates de singulares frente aos Países Baixos, com Benoit Halle a passar por Bart Beks (6-1 e 6-1) e Xavier Audouy a levarem a melhor sobre Marcus Hilpert (4-6, 7-5 e 6-2). Os mesmos Beks e Hilpert reduziram para os neerlandeses ao derrotarem Jean Brucculeri e Cyrille Monet com 6-3 e 6-4.
Em +55 foi a Alemanha a marcar presença nas duas decisões, com a vitória a surgir na competição feminina. Anja Schippan (6-1 e 6-2 sobre Annemiek Wissink) e Anke Wurst (6-3 e 6-1 face a Eceline Hamers) resolveram rapidamente a luta pelo título com os Países Baixos e nenhuma das equipas quis jogar o par, pelo que a final terminou com o resultado de 2-0 favorável às germânicas.
O título masculino foi erguido pelos Estados Unidos da América, o único conjunto não europeu a sorrir por último nesta semana em Portugal. Dana Gill abriu a decisão com um triunfo por 6-3 e 6-3 sobre Frank Potthoff e Eoin Collins foi ainda mais autoritário ao levar a melhor contra Oliver Joehl por 6-1 e 6-2. Depois, os norte-americanos abdicaram do par.
Entre as equipas lusas, a melhor prestação pertenceu à seleção feminina de +50 com um honroso oitavo lugar. Seguiu-se o nono lugar da equipa masculina do mesmo escalão, decidido igualmente esta sexta-feira, e depois o 11.º da equipa feminina de +55 e o 13.º do conjunto masculino da mesma faixa etária.
Esta foi a primeira de duas semanas consecutivas com os melhores tenistas veteranos do mundo reunidos em Portugal. Já a partir de sábado disputa-se a competição individual.