Tiago Cação regressou ao circuito profissional mais de três anos depois e somou duas vitórias autoritárias para carimbar o apuramento para o quadro principal do primeiro de dois ITF M25 em Idanha-a-Nova.
Agora com 27 anos, o tenista português que chegou a ser 395.º classificado no ranking ATP em dezembro de 2018 começou por vencer o compatriota Tiago Boschmans por 6-1 e 6-3 e, já esta segunda-feira, aplicou os mesmos parciais ao espanhol Alejandro Lopez Escribano (1711.º).
As duas vitórias neste início de semana coroaram o regresso de Tiago Cação ao circuito internacional pela primeira vez desde julho de 2022, quando competiu pela última vez oficialmente num ITF M25 em Den Haag, nos Países Baixos. Depois, o jovem natural de Peniche optou por seguir a carreira de treinador no Luxemburgo, recuperando agora, como confirmou ao Raquetc, a aposta na carreira de tenista.
Além de Tiago Cação, também João Portugal (7-6[3] e 7-6[2] a Diogo Coelho), Guilherme Valdoleiros (6-2 e 6-4 frente a Martijn Molenkamp) e José Freitas (6-7[6], 6-3 e 10-7 contra Dino Molokova) ultrapassaram o qualifying em Idanha-a-Nova.
14 dos 32 protagonistas do quadro principal são portugueses e haverá dois duelos da primeira ronda entre jogadores da casa: um deles vai colocar Tiago Cação frente a frente com Rodrigo Fernandes, o outro será disputado entre Tomás Luís e Hugo Maia.