Eliminado nas meias-finais de Idanha-a-Nova pela manhã, Tiago Cação viajou logo de seguida para o Porto e horas depois recebeu um wild card para o qualifying da CT Porto Cup, o torneio que assinalará o regresso ao ATP Challenger Tour mais de três anos depois. Além dele, outros quatro portugueses irão a jogo neste domingo em busca dos bilhetes para o quadro principal.
O jogador de Peniche colocou a carreira em pausa em julho de 2022 e retomou-a na última quinzena com resultados imediatos, saindo de Idanha-a-Nova com nove pontos ATP (segunda ronda na primeira semana, meias-finais na segunda) e provas dadas a merecerem um convite para o torneio da cidade invicta.
Assim, neste regresso ao circuito secundário Cação terá pela frente, com pouquíssimo tempo de adaptação à terra batida, o marroquino Taha Baadi (703.º), 11.º cabeça de série do qualifying.
O tenista de Peniche está em rota de colisão com Guilherme Valdoleiros (2174.º), cuja estreia acontece frente ao espanhol David Jorda Sanchis (468.º), quinto mais cotado.
Na ronda de acesso ao quadro principal poderá haver outro embate luso, caso Tiago Torres (1049.º) e Hugo Maia (1890.º) surpreendam, respetivamente, o canadiano Dan Martin (457.º) e o norte-americano Tristan McCormick, terceiro e sétimo favoritos.
O quinteto de participantes lusos na fase de qualificação da CT Porto Cup é liderado por Tomás Luís. O algarvio (869.º) não precisou de wild card e disputará a ronda inaugural frente ao segundo mais cotado, o espanhol Max Alcala Gurri (416.º).
CT-Porto-Cup-2025-qualifying