Henrique Rocha e Frederico Silva são os portugueses que integram a lista de cabeças de série da CT Porto Cup e se confirmarem o favoritismo terão os caminhos cruzados nos quartos de final do Challenger 75 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, a partir deste domingo, no Clube de Ténis do Porto. Há cinco participantes lusos no quadro principal e outra mão cheia de representantes nacionais no qualifying.
Eliminado na última ronda do qualifying do US Open na sexta-feira, Henrique Rocha (168.º ATP) fará a viagem transatlântica de olhos postos numa celebração caseira. Com o wild card recebido este sábado, o portuense de 21 anos saltou diretamente para o terceiro lugar da lista de mais cotados, tendo ficado pouco depois a saber que terá como primeiro adversário na invicta o suíço Mika Brunold (289.º).
Se for bem-sucedido, o número três nacional discutirá o acesso aos quartos de final com um qualifier.
E será precisamente um jogador oriundo da fase de qualificação o adversário inaugural de Frederico Silva (262.º), que ocupa o último lugar na lista de oito pré-designados.
Caso supere o primeiro embate, o caldense de 30 anos jogará ou com outro qualifier, ou com o checo Hynek Barton (295.º).
Tiago Pereira (283.º) obteve pela primeira vez entrada direta no quadro principal de um torneio Challenger em Portugal e vai estrear-se frente ao croata Matej Dodig (268.º), estando em rota de colisão com Thiago Wild (140.º) na segunda ronda. O brasileiro, cabeça de cartaz da prova, foi eliminado na primeira ronda do qualifying do US Open na segunda-feira. Há um mês, Pereira obteve a primeira vitória da carreira em quadros principais de torneios Challenger no nosso país precisamente na invicta, mas nos hard courts do Monte Aventino.
Pedro Araújo (496.º) e Francisco Rocha (810.º) completam o quinteto de jogadores lusos neste quadro principal. O lisboeta conquistou este sábado o título de pares no ITF M25 de Idanha-a-Nova ao lado do amigo Diogo Marques (que optou por continuar em piso rápido, abdicando deste torneio) e terá pela frente o sueco Elias Ymer (233.º), quinto cabeça de série. Já o portuense terá de aguardar pela conclusão do qualifying para conhecer o primeiro oponente no torneio que joga “em casa”, podendo encontrar depois o segundo favorito, o neerlandês Guy den Ouden (157.º).
CT-Porto-Cup-2025-quadro-principal