PORTO — Henrique Rocha não resistiu à mudança transatlântica e foi eliminado na primeira ronda da CT Porto Cup, o Challenger que jogou “em casa” e no qual defendia o estatuto de terceiro cabeça de série.
Apenas quatro dias depois de ser eliminado na ronda de acesso ao quadro principal do US Open, o jovem português de 21 anos ficou aquém do nível necessário para bater-se de igual para igual com Mika Brunold (316.º) e perdeu por 7-6(4) e 6-0 com o helvético.
Rocha passou cerca de uma hora a correr atrás do prejuízo para inverter o primeiro set e depois de recuperar por duas vezes de break de atraso foi o primeiro a conquistar um mini break no “tira-teimas”, mas nunca conseguiu agarrar o ascendente e a vitória de Brunold no tie-break acabou por resolver o encontro.
Daí para a frente, o portuense deixou de acreditar e parou de fazer oposição ao suíço, chegando a ser questionado pelo árbitro de cadeira acerca da quebra de rendimento e falta de energia. Brunold dominou por completo a segunda partida e assinou a melhor vitória da época olhando ao ranking dos adversários.
Henrique Rocha ainda terá a variante de pares a disputar ao lado do irmão mais velho, Francisco Rocha (que avançou logo de manhã), antes de apontar o foco ao próximo desafio, o Challenger de Sevilha já na próxima semana.